Governador anuncia volta às aulas mesmo no risco alto a partir de segunda

Volta dos alunos às escolas se dará na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I, com ocupação de até 50% das salas de aula

0
Foto: Jansen Lube/PMV

As aulas presenciais serão retomadas em todo o Espírito Santo próxima segunda-feira (10), mesmo nas cidades na faixa vermelha do Mapa de Risco. O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande, em pronunciamento transmitido na tarde desta sexta (7), no qual explicou que a volta dos alunos às escolas se dará na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I, nos mesmos moldes dos municípios em risco baixo, ou seja, com até 50% da ocupação das salas.

“A nossa decisão é dar um passo adiante na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental I. Nos municípios de risco alto, a partir de segunda-feira (10), que as aulas possam ser retomadas no mesmo critério dos municípios em risco baixo e moderado: até 50% da ocupação das salas tem uma portaria já conhecida”, anunciou Casagrande, que prosseguiu.

“Esta faixa, de até crianças de nove ou dez anos, representa 1,32% do total de casos. Outro dado que nós temos que achamos importante é um parecer da sociedade de infectologia do Espírito Santo, que assinou tecnicamente que os estudos mostram que nessa faixa, as crianças transmitem menos, contagiam menos e, portanto, não causam tanta disseminação da doença”, explicou.

Além da referida baixa quantidade de casos entre crianças de nove a dez anos, Casagrande destacou que a volta às aulas está permitida por conta de alguns outros fatores que apresentou durante o pronunciamento. São eles a taxa de transmissão abaixo de 1,  a ocupação de leitos inferior a 80% e a conclusão da quarta semana com queda no número de óbitos causados pelo coronavírus, o que seriam, de acordo com o governador, “frutos da quarentena e das medidas” adotadas desde a segunda quinzena de março.

“Continuamos colhendo os bons frutos da quarentena e das medidas que estamos tomando junto com cada um de vocês. Estamos tendo resultado objetivo com relação a vidas salvas, a vitória da vida, com relação a responsabilidade com que nós estamos conduzindo o Estado do Espírito Santo. Fechando essa semana, com análise na data de hoje na sala de situação, a taxa de transmissão continua abaixo de 1. Há 21 dias está abaixo de 1, então, 100 pessoas transmitem para menos de 100 pessoas. Isso mostra que a pandemia neste momento está em queda. No dia 16 de abril, fechamos com uma taxa de 0,96. Vamos fechar a semana 22 também abaixo de um”, afirmou.

Segundo o governador, o Espírito Santo tem hoje 78,5% dos leitos UTI Covid-19 ocupados. “Isso é importante porque altera o grau de risco para diversos municípios, mas é uma taxa alta ainda”, frisou.

Sobre a quarta semana seguida de queda no número de mortes, Renato Casagrande apresentou alguns dados. “Já temos quatro semanas epidemiológicas seguidas de queda nos óbitos. Tivemos 340 óbitos na semana passada. Na anterior, 459. Antes, 479. E 511 foi a semana em que mais pessoas perderam a vida no Estado. Estamos caindo, vamos fechar hoje com um registro de 215 ou 2020 óbitos”.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui