Covid-19: deputada quer priorizar vacinação de portuários no ES

A iniciativa da deputada Iriny Lopes (PT) determina que esses trabalhadores passem a integrar o grupo prioritário

0
Foto: Cláudio Neves/ Agência de Notícias do Paraná

Um Projeto de Lei da deputada Iriny Lopes (PT) quer incluir os trabalhadores portuários avulsos do Espírito Santo como prioridades para a imunização contra o novo coronavírus no Espírito Santo. A iniciativa determina que esses trabalhadores passem a integrar o grupo prioritário.

A deputada justifica que os portuários correm alto risco de contaminação, principalmente porque, segundo ela, esse é um grupo que trabalha em regime de confinamento e muitos têm mais de 60 anos.

Além disso, Iriny ainda citou um levantamento realizado pelo Ministério da Infraestrutura que aponta o avanço do contágio da Covid-19 entre os portuários. O estudo mostra que mais de 10% deles já foram acometidos pelo vírus, enquanto que a taxa nacional beira os 6%.

Para a parlamentar, a transmissão do vírus da Covid-19 aumenta nos grupos de trabalhadores em regime de confinamento, e que o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, já incluiu os trabalhadores marítimos e portuários no grupo prioritário.

Deputada estadual Iriny Lopes PT) – Foto: Lissa de Paula/Ales

“Essa elevada taxa de contágio e o número crescente de casos da Covid-19 entre esses profissionais têm pressionado o sistema portuário, uma vez que a forma de contratação da mão de obra somente pode ser realizada dentre aqueles registrados nos órgãos gestores de mão de obra, que, em todo o país, contabiliza cerca de 20.000 trabalhadores”, disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui