Vitória e Vila Velha abrem agendamento para novo grupo prioritário nesta segunda (3)

As doses começam a ser aplicadas nesta terça-feira (4)

0
Foto: Adessandro Reis

Vitória e Vila Velha abrem, nesta segunda-feira (3), às 17h, agendamento online para vacinação do novo grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde. Gestantes/puérperas com comorbidades, pessoas com obesidade, com síndrome de Down, deficiência intelectual/mental não institucionalizas, entre outros são o público-alvo desta fase. As doses começam a ser aplicadas nesta terça-feira (4).

Na capital, serão disponibilizadas 1.800 vagas, por meio do link https://agendamento.vitoria.es.gov.br ou do aplicativo Vitória Online. A vacinação acontece no Maanaim Vitória (ao lado do Teatro Carmélia), no ginásio da Faculdade Salesiana e na Igreja Batista de Jardim da Penha.

A Secretaria Municipal de Saúde de Vitória informa que, como comprovação para a vacinação, deverá ser apresentado documento de identificação com foto e um dos seguintes documentos: laudo médico ou declaração do enfermeiro do serviço de saúde onde o usuário faz tratamento.

Já em Vila Velha, o agendamento deve ser feito no link https://vacina.vilavelha.es.gov.br/#/, onde estarão disponíveis 3.600 vagas para vacinação do novo grupo prioritário.  As vacinas serão administradas no Ginásio Tartarugão, Shopping Vila Velha (presencial) Boulevard Shopping (presencial) Umef Tuff Nader, Umef Graciano Neves e Ginásio Oswaldo Ruy.

Serão:

  • 1.000 vagas para gestantes/puérperas com comorbidades
  • 1.000 vagas para pessoas com obesidade – IMC acima de 40 (18 a 59 anos)
  • 500 vagas para pessoas com Síndrome de Down, deficiência intelectual/mental não institucionalizas (18 a 59 anos)
  • 800 vagas para pessoas com doença renal crônica (18 a 59 anos)
  • 300 vagas para pessoas com fibrose cística (18 a 59 anos).

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha, Como comprovação para a vacinação em Vila Velha, além de documento de identificação com foto, é preciso que o cidadão apresente: laudo médico original e cópia, ou prescrição médica, ou declaração do enfermeiro do serviço de saúde onde o usuário faz tratamento.

A pasta ressalta que a data do documento comprobatório deverá ser de 2018 em diante, ou seja, dos últimos três anos, para condições permanentes e 90 dias para condições adquiridas e transitórias (ex: gestantes e puérperas). Os serviços de vacinação deverão reter a cópia.

Serão imunizados in loco os demais grupos contemplados na Resolução CIB nº 048/2021, que orienta no Espírito Santo a imunização do novo grupo prioritário definido pela Campanha Nacional de Vacinação.

Grande Vitória

Na Grande Vitória, o município de Cariacica já começou a agendar, por meio do site vacina.cariacica.es.gov.br, a imunização de  cidadãos pertencentes a este grupo no último sábado (1°), quando também deu início a aplicação das doses, ocorrida no Sesi, em Porto de Santana.

Já em Viana, a Prefeitura informou, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que está definindo a estratégia de vacinação vacinação dos públicos de comorbidades. Em nota, a pasta destacou outras ações de imunização para os demais grupos atendidos no município.

Nesta terça-feira (04), serão aplicadas as primeiras doses da vacina Astrazeneca em idosos de 60 a 64 anos, nos bairros de Vila Bethania, Jucu e Morada de Bethânia. A imunização do público de profissionais da educação e força de segurança e salvamento, está agendada para quarta-feira (05), das 9 às 16 horas, na Rede de Frio Municipal.

Procurada para informar sobre quando abrirá serviço de agendamento online para o novo grupo prioritário, a Secretaria Municipal de Saúde da Serra não respondeu até a publicação desta matéria. As informações serão atualizadas assim que as respostas para os questionamentos feitos pela reportagem forem enviadas.

Segunda dose atrasada

Foto: Letícia Siqueira/PMVV

Em Vila Velha, cidadãos com 65 anos ou mais que ainda não receberam a segunda dose da vacina Coronavac podem agendar sua aplicação, a partir das 19h desta segunda-feira (3). São 1.200 vagas para quem está esperando há mais de 28 dias, a partir da data do recebimento da primeira dose.

O agendamento online deve ser feito no site da Prefeitura. As doses serão administradas no Ginásio Tartarugão de forma presencial (a pé) a partir desta terça-feira (4), das 9h às 16h. É preciso apresentar documento com foto e o comprovante da primeira dose da vacina.

“Sabemos o momento delicado em que o Brasil se encontra com relação ao imunizante Coronavac. Por este motivo, estamos nos organizando para contemplar os munícipes que já passaram dos 28 dias do aprazamento e ainda não receberam a segunda dose da vacina”, disse a secretária de Saúde, Cátia Lisboa.

600 mil pessoas em novo grupo

A vacinação de pessoas com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puéperas contra Covid-19 no Espírito Santo teve início na manhã desta segunda-feira (3). A expectativa é que cerca de 600 mil capixabas devem ser imunizados durante esta etapa da campanha.

ES começa vacinação de pessoas com comorbidades contra a Covid-19

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui