Bolsonaro participa de cúpula virtual sobre clima

Encontro promovido pelo governo norte-americano ocorre nesta quinta e sexta-feira

0
Foto: Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi convidado a participar da Cúpula do Clima, evento virtual organizado pelo governo dos Estados Unidos, que começa nesta quinta-feira (22) e vai até a sexta-feira (23). Bolsonaro faz parte de um grupo de 40 chefes de Estado e de governo, além de outras autoridades.

Entre os convidados ao evento estão o papa Francisco e a indígena brasileira Sinéia do Vale. A cúpula antecede a 26ª Conferência sobre o Clima, a Cop26, a ser realizada em novembro em Glasgow, na Escócia. Um dos principais objetivos é impedir a elevação da temperatura média do planeta acima de 1,5 grau neste século.

Em carta enviada ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o presidente Jair Bolsonaro afirmou se comprometer em acabar com o desmatamento ilegal até 2030. Ele reconheceu o aumento das taxas de desmatamento a partir de 2012 e comentou que o Estado e a sociedade precisam aperfeiçoar o combate a esse crime ambiental.

Na carta a Biden, além de definir metas e compromissos, Bolsonaro apontou as iniciativas feitas pelo Brasil para a preservação do meio ambiente, como projetos nas áreas de bioeconomia, regularização fundiária, zoneamento ecológico-econômico e pagamento por serviços ambientais.

Artistas brasileiros e norte-americanos pediram para que Biden rejeitar acordo com Bolsonaro. Entre eles: Sonia Braga, Wagner Moura, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Mark Ruffalo, Leonardo Di Caprio e Joaquin Phoenix. Eles apontam que o presidente brasileiro tem sido conivente na política ambiental para preservação, dado o aumento do desmatamento.

*Com informações da Agência Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui