Piúma continua como único município em risco alto para Covid-19 no ES

O 46° Mapa de Risco ainda aponta outros 36 em risco moderado e 41 em risco baixo para a doença no Espírito Santo

0
Foto: Divulgação Governo do ES

Assim como na semana passada, Piúma é o único município do Espírito Santo na faixa vermelha, ou seja, em risco alto, no 46° Mapa de Risco para a Covid-19. Elaborado pelo governo do Estado e divulgado nesta sexta-feira (26), o mapa aponta outros 36 em risco moderado e 41 em risco baixo e estará em vigor de segunda-feira (1º) a domingo (07).

O mapa foi divulgado durante pronunciamento do governador Renato Casagrande (PSB) nesta sexta-feira (26). De acordo com o chefe do executivo, o Espírito Santo apresenta uma estabilidade em relação a pandemia da Covid-19, e explicou que o maior crescimento dos números nessa segunda fase da doença aconteceu em dezembro e janeiro.

“Temos um controle do numero de leitos ocupados, mas  não é uma situação que exige que a gente permita ser muito flexível, que a gente não tenha os cuidados necessários”, disse o governador.

Foto: Divulgação/Governo do Espírito Santo

Vacina, testes e oxímetros

Casagrande também explicou que o Espírito Santo está recebendo vacinas em números pequenos, mas que todas que chegam o estado já começa o processo de vacinação e distribuição para os municípios. Além disso, que a prioridade agora é proteger as pessoas mais vulneráveis.

“Espero que a partir de março a gente normalize o recebimento de vacinas, que a gente comece a receber as vacinas em maior quantidade, para a gente atingir rapidamente essas pessoas”, disse.

Casagrande ainda anunciou que o Espírito Santo recebeu 62 mil testes antígenos da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), que são testes rápidos feitos a partir da secreção no nariz, que mostra a presença do vírus em poucos minutos. Além disso, que o Estado irá comprar mais 250 mil testes como esse.

Também anunciou que a partir da próxima segunda-feira (26), quatro mil oxímetros serão distribuídos para fazer a medição da oxigenação do sangue, com o objetivo de acompanhar a gravidade da doença nos pacientes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui