As secretarias de Estado de Desenvolvimento e de Ciência e Tecnologia passarão a ser uma só, de acordo com reorganização divulgada na noite desta quinta-feira (25) pelo governador Renato Casagrande (PSB). Nomeada Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento, a nova pasta será comandada por Tyago Hoffman, que hoje é o secretário de Governo.
Ao lado da vice-governadora Jacqueline Moraes (PT) em transmissão ao vivo na internet, Casagrande também anunciou que o ex-prefeito de Viana, Gilson Daniel (Podemos), vai substituir Hoffman em sua antiga secretaria.
Cristina Engel, titular da Ciência e Tecnologia, assumirá a presidência da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), dirigida por Denio Rebello Arantes. Este, por sua vez, será o subsecretário da nova pasta criada.
A fusão de secretarias desloca o atual responsável pelo Desenvolvimento, Marcos Kneipp, para um cargo na diretoria do Banco de Desenvolvimento do Espirito Santo (Bandes).
O rearranjo deixa sob poder de Tyago Hoffman a Fapes, o Bandes, a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e também a ES Gás.
“As mudanças são importantes num momento em que ganhamos muita velocidade nas entregas do Estado”, justificou o governador, cuja assessoria informou que a fusão e as trocas ocorrerão aos poucos, sem prazo para serem concluídas.