Aumento no preço do óleo diesel agrava crise do transporte público no Brasil; entenda

Para a NTU, o aumento desse combustível inviabiliza qualquer chance de recuperação do quadro crítico das empresas de ônibus urbano em todo o país

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Foto: Reprodução

Fortemente impactado pelos efeitos da pandemia, que somam quase R$ 10 bilhões em prejuízos ao transporte coletivo urbano no Brasil, o setor agora sofre com um novo golpe com o anúncio do reajuste do óleo diesel, de 15,2%, feito na última sexta-feira (19/02), pela Petrobrás.

De acordo com a Associação Nacional das Empresas de Transportes Públicos (NTU), o aumento desse combustível inviabiliza qualquer chance de recuperação do quadro crítico das empresas de ônibus urbano em todo o país. O alerta foi reforçado na última sexta-feira (19), em nova correspondência enviada ao presidente da República, Jair Bolsonaro.

No documento, a NTU ressalta a gravidade da situação econômico-financeira do setor e informa que o novo aumento, somado aos reajustes acumulados do diesel desde o ano passado, geram um impacto de 5,8% na planilha de custos das operadoras, tendo em vista que o combustível representa em média, 23% dos custos operacionais das empresas de ônibus.

 “Não conseguimos entender a insensibilidade do Governo Federal com um serviço essencial que garante o direito de ir e vir de 43 milhões de passageiros transportados por dia”, destaca Otávio Cunha, presidente-executivo da NTU.

Segundo Otávio Cunha, o setor reconhece o esforço do Presidente da República, que já anunciou medida emergencial que zera tributos federais sobre o óleo diesel por 60 dias, mas clama por soluções definitivas que passam pela reformulação da estrutura tributária incidente sobre o produto e pela adoção de políticas de  preços especiais para setores essenciais como o de transporte público.

Mais pedidos

Na correspondência, a Associação destaca também que o anúncio da Petrobrás sobre o reajuste desse combustível em 15,2% foi recebido com grande preocupação pelas empresas de ônibus. A Associação enfatiza que a situação das empresas chegou a um limite crítico no Brasil, com prejuízos não só às operadoras do serviço, mas também aos trabalhadores.

“Com esse novo reajuste,  o aumento acumulado no preço do combustível somará 27,5% somente este ano, ou 25,4% na comparação  com os preços praticados em janeiro de 2020”, explica o presidente da NTU.

O setor defende ainda, junto ao poder público, a adoção de um novo marco legal para o transporte  público urbano e de caráter urbano, que inclua a segurança jurídica e a transparência nas relações  contratuais, em resposta à crise setorial. Tal proposta já vem sendo discutida com representantes dos ministérios da Economia e do  Desenvolvimento Regional.

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