Capixaba Luciano Andrade ingressa no quadro de árbitros Fifa de Beach Soccer

Aos 30 anos, Luciano tem mais da metade de sua vida dedicada à tarefa de apitar partidas de futebol, seja na areia ou nos gramados, e tudo começou aos 12 anos, ainda na escola

20
Luciano Andrade apita jogo do Campeonato Brasileiro de Beach Soccer 2019, etapa de Anchieta (Foto: Acervo pessoal/Luciano Andrade)

O Espírito Santo tem mais um representante no quadro de arbitragem da Fifa. Trata-se de Luciano Andrade, que teve seu nome oficializado como árbitro da entidade na modalidade Beach Soccer nesta sexta-feira (8), junto a outros três brasileiros.

Portar o escudo da entidade máxima do futebol mundial já era uma das muitas metas de Luciano na carreira de árbitro, algo que o permite celebrar a conquista ao mesmo tempo que admite ser algo já esperado.

“Não foi muita surpresa, porque já vinha galgando esse espaço com muito pé no chão. Quando recebi essa notícia, eu já estava atuando na etapa final do Campeonato Brasileiro de Beach Soccer 2020, no Rio de Janeiro, em dezembro. O pessoal do quadro da Fifa já vinha comentando que sairiam dois árbitros e mais vagas seriam abertas”, explica.

Aos 30 anos, Luciano tem mais da metade de sua vida dedicada à tarefa de apitar partidas de futebol, seja na areia ou nos gramados. Aos 16 anos, fez o primeiro curso de arbitragem de Beach Soccer. Antes, porém, aos 12, já soprava o apito nas competições interclasse da escola em que estudava. E durante toda essa trajetória, foi a família quem deu forças e também mais comemorou a confirmação do posto alcançado.

“A família deu um salto de alegria. É importante a família para dar força, principalmente nesses momentos difíceis. Todos ficaram muito felizes, e eu só tenho a agradecer”, finaliza.

Luciano Andrade apita jogos de futebol desde os 12 anos de idade, quando ainda estava na escola (Foto: Acervo pessoal/Luciano Andrade)

Luciano Andrade é formado em pedagogia há dois anos, mas não exerce a profissão. Por outro lado, a carreira do apito é vasta. Árbitro da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES), da Federação de Beach Soccer do Espírito Santo (Febses) e desde 2020 da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), atuou em diversos campeonatos de nível estadual e nacional, tanto na areia quanto nos gramados.

Em meio a jogos de Campeonato Capixaba, Copa Espírito Santo, Campeonato Brasileiro (masculino Série B) e Copa do Brasil masculino e feminino, o ponto alto, até agora, aconteceu em Foz do Iguaçu (PR), em 30 de janeiro de 2017: amistoso internacional entre Brasil e Paraguai. Na ocasião, vitória canarinho suada por 7 a 6 na prorrogação, após chegar a estar perdendo por 4 a 1. No futuro, Luciano Andrade quer algo muito maior.

Luciano Andrade apitando o amistoso internacional entre Brasil e Paraguai, em Foz do Iguaçu (PR), no dia 30 de janeiro de 2017 (Foto: Acervo pessoal/Luciano Andrade)

“A gente sempre tem um sonho. Já estou muito maravilhado porque saí de um morro periférico, da favela, e estar num quadro internacional é uma honra muito grande na comunidade. Meu próximo plano é trabalhar para chegar à Copa do Mundo. É algo difícil. Jogador de futebol quer chegar à seleção brasileira, e árbitro quer chegar à Copa do Mundo”, revela o árbitro, natural de Vitória e morador do Morro de São Benedito desde que nasceu.

O capixaba almeja apitar uma Copa do Mundo de Beach Soccer, cuja próxima edição está marcada para acontecer entre os dias 19 e 29 de agosto deste ano, em Moscou, capital da Rússia. Entretanto, devido à pandemia de Covid-19, não há previsão de quando serão feitas as convocações.

Daqui para frente, só uma certeza: continuar trabalhando. “A gente precisa de muita humildade, tranquilidade e trabalho duro para continuar crescendo. É isso que espero.”

Árbitro Luciano Andrade e o ex-jogador Junior (Foto: Acervo pessoal/Luciano Andrade)

Luciano Andrade é o terceiro capixaba a integrar o quadro de árbitros Fifa, juntando-se ao ex-árbitro Antônio Buaiz e Felipe Varejão, que, tendo deixado o Beach Soccer, hoje apita apenas no futebol de campo. E nesta sexta a entidade também confirmou o ingresso de outros três brasileiros no time de arbitragem oficial: Mayron Reis Novais, Estevão Lucas e Paula Madeira Liberato.

20 COMENTÁRIOS

  1. Um dos melhores árbitro que já vi atuando já tive o prazer de ele apitar vários jogos meus parabéns meu amigo vc e merecedor 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿🙏🏿🙏🏿🙏🏿

  2. Parabéns Luciano, vc merece estudamos juntos e era muito bom vê-lo apitando nos jogos sempre com muita postura desde cedo. Muito feliz e orgulhosa por vc. Sucesso

  3. Parabens conheco ele des de crianca estudamos juntos , e so quem viu esteve com ele viu luta e dedicação parabéns Luciano vc merece!

  4. Parabéns Luciano… Não é nenhuma surpresa pois conhecemos seu potencial… A favela venceu…

  5. Parabéns Luciano! Vc é um vencedor e merecedor de tudo isso que está acontecendo na sua vida. Não podemos esquecer do apoio do professor Custódio, do Otto Ewald Jr , que sempre o apoiou lá no início de tudo. Sucesso meu camarada!

  6. A mais que merecedor , aptava meus jogos nos torneios de Classes na época de escola . Parabéns Luciano voa vc merece tudo de melhor .

  7. Merece muito!!! estudavamos no mesmo Colégio
    Todo ano ele que apitava os jogos de interclasse escola otto ewald, parabéns muito batalhador

  8. Parabéns, Luciano! Sempre torci por você! Que Deus te abençoe sempre! Você merece o melhor! Sou sua fã!

  9. Estou muito feliz por vc Luciano, que Deus continue abençoando a sua caminhada. Vc merece tudo de melhor, vc é guerreiro, parabéns!

  10. Parabéns meu amigo Luciano,te desejo todo sucesso na sua carreira de árbitro e na sua vida pessoal.um forte abraço meu Amigo.

  11. Vc é uma pessoa abençoada e merece esse mérito…Deus te abençoe nessa grande jornada.💋💋💋💋💋💋💋

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui