Pesquisa Futura aponta Pazolini com 58% e Coser 42% dos votos e Ibope crava ambos com 50%

Os institutos trazem dados divergentes entre si e expõem a indecisão da disputa entre candidato republicano e o ex-prefeito petista

0
Foto: Reprodução

Na véspera do segundo turno das Eleições Municipais 2020, dois institutos de pesquisas divergem sobre o cenário para o pleito em Vitória, que acontece neste domingo (29). Levantamento da Futura encomendado pela Rede Vitória aponta o Delegado Pazolini (Republicanos) com 58% das intenções de votos válidos e João Coser (PT) com 42%. Já o Ibope, cuja pesquisa foi encomendada pela Rede Gazeta, traz ambos os candidatos com exatos 50% das intenções de votos válidos.

Futura

Confirmado o cenário encontrado pela Futura, Pazolini será o novo prefeito da capital, já que, para ser eleito, um candidato precisa ter 50% mais um dos votos válidos – que exclui brancos, nulos e os indecisos – na apuração oficial.

Delegado Pazolini aparece com 51,9% das intenções de voto e Coser, 36,9%, no cenário estimulado, quando os candidatos são apresentados aos entrevistados. Brancos e nulos somam 6,6% enquanto os que não souberam, não responderam ou ainda estão indecisos são 4,5%.

A diferença entre os concorrentes cai para 12,8 pontos percentuais na intenção de voto espontânea, quando os candidatos não são apresentados aos eleitores ouvidos. O republicano tem 47,8% das pretensões e o petista 35%. Não souberam, não responderam e indecisos são 9,2%. Ninguém, brancos e nulos chegam a 8%

Para 92,7% dos eleitores entrevistados pela Futura, o voto já está decidido, enquanto aqueles que poderão mudar o voto até domingo são 6,6%. Não responderam ou souberam somam 0,6%.

A Futura ouviu 600 eleitores da capital capixaba no dia 27 de novembro de 2020. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TSE) sob o número ES-02155/2020. A margem de erro é de quatro pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

Ibope

Com 50% para Delegado Pazolini e João Coser no cenário apenas com as intenções de votos válidos, no levantamento com os votos totais o empate está em 46% para ambos. Brancos e nulos somam 5% e não souberam ou não responderam estão são 3%.

Na intenção estimulado – votos válidos, Pazolini lidera com 53% enquanto João Coser aparece com 47%. Na espontânea, Pazolini aparece com 42% e João Coser com 40%, com 7% dos entrevistados dizendo que votariam nulo ou branco e 10% não sabem ou preferem não opinar.

O Ibope ouviu 602 pessoas na cidade de Vitória entre entre os dias 26 e 28 de novembro de 2020. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número de ES-00047/2020. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui