Vitória, Cariacica e Viana voltam para o risco moderado da Covid-19; veja mudanças do Mapa de Risco do ES

Casagrande também anunciou mudanças nas medidas qualificadas que serão adotadas semanalmente para os municípios em cada risco da doença

0
Foto: Secom

Vitória, Cariacica e Viana voltaram a ser classificados como risco moderado para a Covid-19 no Espírito Santo. Nesta sexta-feira (20), o Governo do Estado anunciou o 32º Mapa de Risco Covid-19, que terá vigência entre a próxima segunda-feira (23) e o domingo (29). Ecoporanga e Barra de São Francisco também se encontram no risco moderado. Os outros 73 municípios se encontram em risco baixo para a doença.

A Matriz de Risco de Convivência considera no eixo de ameaça: o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. Já o eixo de vulnerabilidade considera a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença

O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa do governador Renato Casagrande nesta sexta-feira (20). De acordo com Casagrande, se o Estado mantiver a continuidade do crescimento da ocupação de leitos de UTI nos próximos dias pode ser que na próxima semana diversos municípios voltem para o risco moderado e talvez alguns para o risco alto.

“Estamos em uma nova fase, é a primeira onda que começou em março e que ela não acabou e nos estamos vivendo uma nova fase desta primeira onda. Estamos agora neste meses de outubro e novembro começando a crescer novamente, estamos crescendo mas não é na mesma intensidade da primeira fase”, disse.

Mudanças

Casagrande também anunciou mudanças nas medidas qualificadas que serão adotadas semanalmente para os municípios em cada risco da doença. O Mapa de Risco vai continuar sendo divulgada toda semana, mas as medias podem sofrer mudanças de acordo com o andamento da pandemia.

No risco baixo, as medidas continuam as mesmas até então, sem nenhuma restrição, evitando aglomerações e seguindo os protocolos de segurança. Para o risco moderado, o comércio vai seguir funcionando normalmente, mas bares e restaurantes a partir desta fase podem funcionar de segunda a sábado até as 22h e domingo até as 16h.

Além disso, em eventos coorporativos, que estavam liberados sem limite de pessoas, agora poderão ocorrer com até 300 pessoas, segundo o distanciamento social entre elas. Nas escolas de municípios em risco moderado, as atividades irão seguir normalmente de forma remota.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui