Apenas três municípios em risco moderado no 23° Mapa de Risco da Covid-19

Com 75 municípios em risco baixo, governador anunciou ampliação do público alvo para testes PCR; ocupação dos leitos de UTI está em 47%

0
23° Mapa de Risco da Covid-19 no Espírito Santo (Foto: Divulgação/Governo do Estado)

Apenas três municípios do Espírito Santo estão em risco moderado, segundo o 23° Mapa de Risco da Covid-19, que entra em vigor na próxima segunda-feira (21): Ibatiba, Montanha e São José do Calçado. Divulgado no início da noite desta sexta-feira (18), o mapeamento expõe melhora no cenário geral de enfrentamento ao novo coronavírus, com 75 municípios em risco baixo.

O anúncio foi feito pelo governador do Estado, Renato Casagrande, em pronunciamento transmitido virtualmente e por rádio, a partir das 18h20. Na ocasião, informou ainda a taxa de ocupação dos leitos de UTI (47%) e ampliação do público alvo para realização de testes de infecção da doença.

“Depois de muito tempo, estamos abaixo de 50% de leitos de UTI. Chegamos a abrir 715 leitos de UTI e estamos usando leitos para outras enfermidades. Se tiver um outro crescimento, uma nova onda, temos como chegar a esses 715 leitos de UTI. Neste momento, estamos reservando para Covid-19 em torno de 545 leitos de UTI”, anunciou.

Segundo o governador, todas as pessoas que apresentarem sintomas poderão fazer o teste PCR no Laboratório Central (Lacen) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) a partir da próxima segunda. Até o momento, apenas pessoas acima de 45 anos sintomáticas eram testadas. “Se encontrarmos um positivo, a orientação de protocolo é de que toda a família seja testada”, explicou.

Casagrande comemorou os resultados alcançados, mas sempre ressaltando a importância da população manter cuidados e seguir os protocolos de segurança.

“É muito bom a gente ver esse mapa quase totalmente verde. Mostra que estamos conseguindo dar passos reduzindo óbitos. Salvar vidas é o nosso objetivo. Mas sei que ainda temos um percurso pela frente, vamos ter que caminhar porque ainda temos óbito. Vírus ainda está contaminado. Todos nós, juntos, conseguimos vitórias importantes”, disse.

23° Mapa de Risco da Covid-19 no Espírito Santo (Foto: Divulgação/Governo do Estado)

Confira o pronunciamento na íntegra:

TESTES

“Essa semana, a partir de segunda-feira (21), começaremos a ampliar a testagem de todas as pessoas com sintomas. Nosso teste PCR no Lacen era para as pessoas acima de 45 anos. Agora todos, independente da testagem, farão o teste. Isso é para identificarmos os ativos e isolar. Se encontrarmos um positivo, a orientação de protocolo é de que toda a família seja testada”.

LEITOS

“Enquanto não tivermos a vacina, não poderemos abandonar os protocolos. Tudo que é liberado, é liberado com protocolo para manter distância e controle. É preciso que cada um colabore no cumprimento dessas regras. Outra boa notícia é que nós, depois de muito tempo, estamos abaixo de 50% de leitos de UTI. Chegamos a abrir 715 leitos de UTI e estamos usando leitos para outras enfermidades. Se tiver um outro crescimento, uma nova onda, temos como chegar a esses 715 leitos de UTI. Neste momento, estamos reservando para Covid-19 em torno de 545 leitos de UTI”.

RISCO

“No eixo vertical, temos as ameaças. No eixo horizontal, temos as vulnerabilidades. Estamos com 47% de ocupação de leitos de UTI. Depois de muito tempo, ficamos muitos meses acima deste número. A vulnerabilidade com ameaça produz o risco e o mapa, que temos a partir de segunda-feira, terá 75 municípios em risco baixo e 3 em risco moderado. Montanha, São José do Calçado e Ibatiba estão em risco moderado”.

PERCURSO

“É muito bom a gente ver esse mapa quase totalmente verde. Mostra que estamos conseguindo dar passos reduzindo óbitos. Salvar vidas é o nosso objetivo. O primeiro mapa tinha vermelho e amarelo na Região Metropolitana e depois foi ficando amarelo e vermelho e, com o tempo, fomos conquistando a cor verde. O último agora está praticamente todo verde, fico feliz de olhar para este mapa. Mas sei que ainda temos um percurso pela frente, vamos ter que caminhar porque ainda temos óbito. Vírus ainda está contaminado. Todos nós, juntos, conseguimos vitórias importantes”.

PEDIDO

“Meu pedido é que a gente continue junto nesse trabalho. Isso ainda vai ser necessário. Enquanto não tivermos a vacina, vamos conviver com vírus e podemos conviver com óbitos. Vamos ter que continuar seguindo o protocolo. Peço ajuda de todos para que a gente continue avançando e tendo vitórias, como essa que apresentamos hoje. Obrigado, uma boa noite e bom final de semana”.

Casagrande : “Peço ajuda de todos para que a gente continue avançando e tendo vitórias, como essa que apresentamos hoje”.

Classificação de risco dos 78 municípios do Espírito Santo:

RISCO MODERADO: Ibatiba, Montanha e São José do Calçado.

RISCO BAIXO: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenco, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Fundão, Guaçuí, Guarapari, Ibiraçu, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Mucurici, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Pavão, Vila Valério, Vila Velha e Vitoria.

Comparativos entre todo os Mapas de Risco da Covid-19 (Foto: Divulgação/Governo do Estado)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui