UFES anuncia início das aulas remotas para 9 de setembro

O Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial (Earte) começa no dia 9 de setembro e se estende até 15 de dezembro de 2020

0
Foto: Divulgação Ufes

A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) aprovou, no início da nesta sexta-feira (14), o início das aulas remotas do semestre especial dos cursos de graduação. O Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial (Earte) começa no dia 9 de setembro e se estende até 15 de dezembro de 2020.

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) voltará a se reunir na próxima segunda-feira (17), a partir das 13h, para tratar da normatização do ensino remoto. Após a análise dos artigos da resolução que regulamentará a modalidade, a ser implementada em caráter de urgência devido à pandemia do novo coronavírus, haverá votação de cada trecho individualmente. Em seguida, o conjunto normativo será votado em bloco para, enfim, oficializar as adoção do Earte na graduação.

O Cepe ainda discutirá o calendário acadêmico do período especial previsto para o segundo semestre e a flexibilização das normas acadêmicas para os estudantes.

Pós-Graduação

Na última quinta-feira (13), o Cepe aprovou a continuidade das atividades remotas do ensino de pós-graduação do primeiro semestre de 2020.

Os conselheiros aprovaram que a possibilidade de implementação de forma remota e emergencial das atividades dependerá da avaliação dos professores responsáveis de cada disciplina, bem como os estudantes matriculados serão consultados.

A recomendação é para que a bibliografia utilizada seja disponibilizada para os alunos, prioritariamente em formato digital, pelo docente responsável pela disciplina, no Portal de Periódicos da Comissão de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes) ou por outro formato ao qual tenham acesso.

Outra medida autoriza os programas de pós-graduação a prorrogarem por até seis meses adicionais cada um dos seus prazos máximos regimentais de conclusão para os cursos de mestrado e doutorado. O estudante interessado deverá encaminhar ao colegiado do Programa de Pós-Graduação uma solicitação de prorrogação com justificativa acompanhada de um parecer do orientador, a ser analisada e deliberada por cada colegiado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui