Capixabão 2020 volta no dia 25 de novembro; grande final acontece dia 30 de dezembro

Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) e representantes dos clubes que disputam a Série A do Campeonato Capixaba decidiram que competição vai até o dia 30 de dezembro

0
Foto: Divulgação/Sesport

Anote na agenda: o Campeonato Capixaba 2020 vai recomeçar no dia 25 de novembro. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (13), durante reunião por videoconferência entre a Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) e os representantes dos oito clubes que disputam a série A do estadual. À noite, a entidade divulgou a informação em sua página na internet, anunciando ainda data da final do torneio: 30 de dezembro.

Desta forma, o Capixabão terá a seguinte programação para o mata-mata, com jogos sendo disputados sempre às quartas-feiras (o campeonato foi paralisado ao término da primeira fase):

  • Quartas de final: 25 de novembro a 2 de dezembro
  • Semifinais: 9 a 16 de dezembro
  • Finais: 23 a 30 de dezembro

Segundo a FES, novos atletas poderão ser inscritos para a disputa das partidas, desde que os nomes dos jogadores constem no sistema Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebo (CBF), até a véspera do reinício do campeonato.

Em relação à segurança de todos os profissionais envolvidos no certame, a entidade informou que vai custear dois testes Covid com até 30 kits para todas as equipes e para a arbitragem capixaba. As exceções são Vitória e Real Noroeste, já serão contemplados com exames fornecidos pela CBF, em virtude da disputa da Série D do Campeonato Brasileiro.

A reunião desta quinta-feira resolveu que as vagas para a Copa Verde 2021 ficaram com o vice-campeão do Campeonato Capixaba 2020, o mesmo que havia sido decidido para a segunda vaga na Série D do Campeonato Brasileirão 2021.

As mudanças aconteceram por conta do cancelamento da Copa Espírito Santo deste ano, provocado pela pandemia do novo coronavírus. Por fim, os times estão desobrigados, neste ano, de participar do Campeonato Estadual Sub-20. Ainda não há informação de datas para recomeço da segunda divisão do Capixabão.

Confrontos

O Campeonato Capixaba 2020 foi suspenso no dia 18 de março, seguindo determinação do Governo do Estado, que por meio de decreto Decreto Nº 4597-R, publicado no 16 de março, suspendeu a realização de quaisquer eventos ou treinamentos esportivos em todo o Espírito Santo, como medida de segurança e de enfrentamento à Covid-19.

À época, o torneio estava prestes a entrar no mata-mata, tendo encerrado a primeira fase. Os confrontos das quartas de finais estavam definidos da seguinte forma:

  • Vitória-ES x Estrela do Norte
  • Rio Branco de Venda Nova x São Mateus
  • Real Noroeste x Serra
  • Desportiva Ferroviária x Rio Branco-ES

O regulamento do campeonato prevê que Vitória, Rio Branco de Venda Nova, Real Noroeste e Desportiva detém o mando de campo na segunda partida de seus duelos, já que terminaram a fase de grupo nas quatro primeiras posições, respectivamente.

A preparação para o retorno do estadual começa no dia 26 de setembro, graças à Portarnia n° 159-R, publicada em Diário Oficial do Estado do Espírito Santo na última terça-feira (11). O documento permite a volta aos treinamentos e também da prática de jogos oficiais das séries A e B do Campeonato Capixaba, mas sem a presença da torcida no estádios e com a exigência de cumprimento do protocolo de saúde da CBF por parte dos clubes.

Vitória e Real Noroeste, porém, já estavam liberados para treinar, pois tem compromissos agendados pela Série D do Campeonato Brasileiro, em setembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui