Governo libera treinos e jogos (sem torcida) do Capixabão a partir de 26 de setembro

Jogos oficiais deverão ser disputados sem a presença de torcedores e clubes terão de manter rotinas de avaliação; FES convoca dirigentes dos times clubes para reunião

0
Jogadores e dirigentes do Vitória comemoram título do Capixabão 2019 - Foto: Divulgação/Vitória

Todos os times de futebol do Espírito Santo estão liberados para retomar treinamentos e jogos oficiais a partir de 26 de setembro. A decisão é do Governo do Estado e vem na forma da Portaria n° 159-R, publicada no Diário Oficial (DIO-ES) desta terça-feira (11).

Como Vitória e Real Noroeste já tinham permissão para promover treinos e partidas – sem a presença de público – desde o dia 20 de julho, segundo o Executivo Estadual devido aos compromissos agendados pela Série D do Campeonato Brasileiro (com início marcado para o dia 6 de setembro), a medida se atende agora aos demais clubes inscritos em competições organizadas pela Federação de Futebol do Estado Espírito Santo (FES).

A portaria define ainda que os jogos oficiais deverão ser disputados sem a presença de torcedores, além de determinar que as equipes médicas dos clubes elaborem uma rotina de avaliação “clínica diária de todos os atletas e demais envolvidos, bem como garantir a realização de testes diagnósticos e demais exames [para detecção da Covid-19].

Ainda de acordo com a pasta, os times precisarão seguir o protocolo sanitário confeccionado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O anúncio feito nesta terça leva em consideração reuniões constantes realizadas com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) – que assina a nova Portaria – e a FES. Porém, caso necessário, as liberações podem ser revistas, caso a situação do novo coronavírus volte a se agravar no Estado.

FES convoca e reunião com clubes está marcada

A Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES), por sua vez, afirma que aguardava a publicação da Portaria “confiando num retorno seguro”. De acordo com a entidade, novas datas para a disputa das duas divisões do Campeonato Capixaba serão discutidas com os dirigentes dos clubes participantes nas próximas quinta (13) e sexta-feira (14).

“Imediatamente após a divulgação da Portaria da SESA, a qual liberou o retorno das atividades do futebol capixaba, a FES convocou reunião com os clubes para tratar das datas de início dos dois campeonatos. As mesmas ocorrerão nesta quinta e sexta-feira”, diz a FES por meio de nota.

Confira a Portaria n° 159-R

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui