Governo lança edital para ampliação de barragem em Barra de São Francisco

0
Foto: Reprodução

O Governo do Espírito Santo publicou no Diário Oficial desta sexta-feira (31) o edital de licitação para construção do prolongamento da proteção da barragem Everaldo Bianquini, em Barra de São Francisco, e que terá início no dia 18 de agosto. A obra garante o abastecimento de água para a cidade em tempos sem chuva.

A barragem possui 50 mil metros quadrados, o equivalente a dois estádios Kléber Andrade, em Cariacica. O investimento do Governo do Estado foi de quase R$ 1,5 milhão, por meio da Secretaria de Agricultura do Estado (Seag).

A construção foi um pedido do deputado estadual e ex-líder do Governo na Assembleia Legislativa (Ales), Enivaldo dos Anjos (PSD). De acordo com o parlamentar, a obra vai trazer maior segurança na barragem e aumentar a capacidade de reserva de água do município.

“Esta é uma solicitação nossa para maior segurança e melhorias na barragem que será um dos cartões postais, brevemente, do nosso município”, disse Enivaldo em uma de suas redes sociais, agradecendo ao governador Renato Casagrande (PSB).

Programa Estadual de Barragens

A instalação em Barra de São Francisco faz parte do Programa Estadual de Construção de Barragens foi um R$ 90 milhões para a implantação de mais de 60 reservatórios de água no interior do Estado até 2018, além da retomada das obras da maior barragem do Espírito Santo, em Pinheiros e em Boa Esperança; da implantação da barragem do Rio Jucu; e da construção de outras seis barragens de médio porte por um convênio entre a Seag e a Cesan, órgãos que gerenciam o programa.

Dos 60 reservatórios, 34 serão de usos múltiplos de médio porte no interior do Estado e outras 26 barragens de uso coletivo em assentamentos de trabalhadores rurais capixabas no Norte do Espírito Santo. Estima-se que com a implantação das 60 barragens sejam armazenados 67,2 bilhões de litros de água: o suficiente para abastecer 1,2 milhão de pessoas durante um ano, ou irrigar 22 mil hectares de café.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui