Jardim Camburi ganha ciclorrota e Zona de Velocidade Segura

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Mapa da nova ciclorrota em Jardim Camburi (Foto: Divulgação Setran/PMV).

O bairro Jardim Camburi é o segundo bairro de Vitória a ganhar uma ciclorrota. No total, serão 3,22 quilômetros de extensão de vias sinalizadas em Zona de Velocidade Segura (Zona 30), onde automóveis e motocicletas devem trafegar a 30km/h.

A ciclorrota contempla as ruas Júlia Lacourt Penna, Belmiro Teixeira, Alcino Pereira Netto e Carlos Delgado Guerra Pinto. A via segura para bicicletas passa ainda pela praça Mário Elias da Silva e pelas avenidas Dr. Herwan Modenese e Dante Michelini, fazendo conexão da orla de Camburi com a futura ciclofaixa da avenida Armando Duarte Rabello.

Na rua Carlos Martins, o ciclista deverá fazer a passagem na faixa de pedestre, seguindo pela calçada compartilhada até a Norte Sul para fazer a travessia segura da Dante Michelini até a ciclovia do calçadão da orla.

Segundo a secretária de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Ana Elisa Nahas Amorim Pimentel, um dos objetivos da instalação da nova ciclorrota é incentivar o uso de bicicleta no período pós-pandemia.

“As ciclorrotas também promovem maior segurança para pedestres e ciclistas por meio da implantação de zonas com velocidade segura de 30 quilômetros por hora, o que propicia menos acidentes”, destacou Ana Elisa.

Ciclorrota de Jardim Camburi (Foto: Divulgação Setran/PMV).

Critérios

A primeira ciclorrota foi implantada na rua Desembargador Cassiano Castelo, no bairro Goiabeiras. A escolha das ruas para implantação das ciclorrotas teve como critério a necessidade de interligação com estruturas cicloviárias (ciclovias e ciclofaixas) já implantadas no município.

São vias de tráfego baixo e velocidade reduzida, com sinalização horizontal e vertical indicando o compartilhamento da faixa entre veículos motorizados e bicicletas. Tal ligação pode ser complementada por meio de calçadas compartilhadas, nas quais os pedestres também devem estar atentos.

Jardim Camburi é o bairro que possui a maior quantidade de moradores em Vitória e tem grande fluxo de veículos. Por isso,as áreas de redução de velocidade servirão à mobilidade local.

 

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