Dia do Caminhoneiro: conheça o perfil da profissão

De acordo com pesquisa da Confederação Nacional do Transporte, os profissionais andam cerca de 280 km por dia

0
Foto: Pixabay

O Brasil é um país repleto de estradas e muito asfalto. Por elas, passam diariamente caminhoneiros que levam produtos importantes. São fundamentais para a economia girar. Nesta terça-feira (30) é o dia deste profissional.

Em pesquisa feita pela Confederação Nacional do Transporte, do ano passado, maioria destes trabalhadores são homens com cerca de 44 anos e que rodam cerca de 8,5 mil km por mês. Isso significa que andam mais de 280 km por dia. Os caminhoneiros tem em média 18,8 anos de profissão e 67,8% possuíam uma outra profissão antes.

Eles transportam aproximadamente 60% do que o país produz e consome. Mas 43,8% dos entrevistados consideram ter imagem pouco valorizada. A baixa remuneração é uma ameaça para o futuro para 50,4%. A baixa qualidade de infraestrutura também, para 20,9%.

Ao todo, 31,4% dos caminhoneiros entrevistados disseram que a profissão é desgastante e 28,9% acreditam que atrapalha a convivência em família.

O ponto positivo, de acordo com os dados apresentados pela pesquisa, é a possibilidade de conhecer pessoas novas, isso para 31%. Poder conhecer novas cidades e países é valorizado 37,1% dos participantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui