Casagrande e primeira-dama testam positivo para a Covid-19

0
Foto: Reprodução

 

O governador do Estado, Renato Casagrande está com a Covid-19. Por meio da assessoria de imprensa, o governador confirmou que ele a esposa, a primeira-dama Virgínia Casagrande testaram positivo para a doença.

Virgínia esteve internada na última semana após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e após retornar para casa apresentou sintomas. Casagrande também apresentou sintomas leves e irá permanecer em isolamento residencial pelos próximos dias.

Projeto prevê redução em mensalidades de escola particular

O deputado estadual Hudson Leal (Republicanos) é autor do Projeto de Lei (PL) que prevê redução na mensalidade escolar de instituições de ensino privadas no Espírito Santo. A proposta será votada em sessão ordinária virtual, nesta segunda-feira, às 15h.

O parlamentar compartilhou pelas redes sociais um texto em que justifica o PL. Confira:

Nas últimas semanas, um projeto parecido tramitou na Câmara Municipal de Vitória (CMV), proposto pelo deputado Mazinho dos Anjos (PSD). A proposta, porém, foi rejeitada pelo plenário.

Leia mais: Deputado estadual e médico anestesiologista, Hudson Leal conta como divide as funções em tempos de pandemia

Contarato pede impeachment de Augusto Heleno

O Senador capixaba Fabiano Contarato (Rede-ES) protocolou pedido de impeachment do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, General Augusto Heleno, junto à Câmara dos Deputados. Após pedir o impeachment, no twitter O senador manifestou:  “É inadmissível um ministro de Estado, em ‘nota à nação brasileira’, intimidar um ministro do STF. Por essa razão, acabo de protocolar pedido de impeachment do General Heleno junto à Câmara dos Deputados. Ele cometeu crime de responsabilidade.” Veja:

Durante a pandemia, boxeador capixaba cumpre função de entregador para ajudar esposa

Esquiva Falcão. Foto: divulgação.

Durante a pandemia, boxeador capixaba, Esquiva Falcão está com uma nova função para impulsionar o negócio de sua esposa. Em seu instagram e twitter, o primeiro puglista brasileiro e medalhista olímpico publicou que a companheira está vendendo mini pizza em Vila Velha e que ele estará trabalhando como entregador para ajudá-la. Recentemente, o atleta anunciou a venda de sua medalha por mais de 50 mil dólares, equivalente a cerca de R$ 250 mil, para protestar contra a ausência de reconhecimento das entidades que comandam o esporte brasileiro.

ES participou de estudo pra avaliação de cloroquina em cardíacos

Remédio é tido como esperança em tratamento do novo coronavírus. Especialistas, no entanto, pregam cautela. Foto: Divulgação.

Durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira (22), o secretário de Saúde Nésio Fernandes disse que o Espírito Santo participou de um estudo que avalia a utilização da cloroquina em pacientes cardíacos. De acordo com ele, foram detectadas complicações nessas pessoas, o que necessitou uma suspensão do remédio.

“Faço um alerta que o uso da cloroquina em pacientes leves pode trazer consequências cardiológicas e outras complicações. Semana que vem anunciaremos qual protocolo será usado no Estado”, disse o secretário.

Índice de isolamento agora também no Painel Covid-19

O índice de isolamento diário de todos os municípios capixabas agora também serão disponibilizados no Painel Covid-19 do Governo do Estado, onde são divulgados todos os dias os novos casos, óbitos e curados da doença. O painel de isolamento ficará na parte de “Transparência” do site.

Instabilidade

A atualização do Painel Covid-19 Espírito Santo, plataforma online do governo do Estado que reúne as informações sobre a doença no sistema de saúde capixaba, está atrasada. Diariamente o portal é atualizado entre às 16h e 17h, o que ainda não ocorreu nesta quarta-feira (20).

Por meio de nota oficial, a Secretaria de Estado da Saúde informou o motivo do atraso e quando ele será normalizada: “devido a instabilidade no Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), do Ministério da Saúde, a atualização do Painel Covid-19 ES será feita nesta quarta-feira (20) por volta das 20 horas”.

Câmara dos Deputados aprova uso obrigatório de máscaras em todo o País

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (13) o texto-base do projeto de lei que obriga o uso de máscaras em locais públicos e privados enquanto durar a emergência de saúde pública causada pela pandemia de Covid-19. A proposta segue para o Senado.

Aqui no Espírito Santo o uso é obrigatório, por meio de decreto estadual, nos ônibus do transporte público e nos estabelecimentos comerciais. A multa? Para as empresas. O projeto que tramita em Brasília previa punição de R$ 300 para quem não usar a máscara e o dobro em caso de reincidência. No entanto, um destaque aprovado deixou a atribuição de pena em âmbito estadual e municipal, excluindo pessoas de baixa renda.

A matéria prevê ainda que os órgãos públicos e as empresas autorizadas a funcionar durante a pandemia serão obrigados a fornecer aos funcionários máscaras e estabelece que profissionais de saúde contaminados pela Covid-19 terão assegurados leitos e atendimento em hospitais, respeitados os protocolos nacionais de atendimento médico.

O texto aprovado é o substitutivo do deputado Gil Cutrim (PDT-MA) – Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados

Apoio psicológico neste período de pandemia para servidores públicos de Aracruz

A Prefeitura de Aracruz, através da Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Semad), criou o Projeto Unidos no Combate com o objetivo de oferecer atendimento psicossocial a servidores do município neste período de pandemia. Por meio do serviço, os funcionários encontram apoio no enfrentamento dos problemas emocionais decorrentes de pressão, incertezas, isolamento e distanciamento social e, dependendo do caso, podem ser encaminhados para as redes públicas de atendimento. Os serviços são oferecidos por intermédio de ligações telefônicas e e-mail.

Casagrande afirma que irá inaugurar mais leitos de UTI durante a semana

Casagrande em pronunciamento nesta segunda-feira (18)

No pronunciamento feito nesta segunda-feira (18), o governador Renato Casagrande afirmou que durante a semana irá inaugurar mais leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para pacientes mais graves diagnosticados com coronavírus ou que possuem sintomas da doença. Ele, no entanto, não afirmou um número preciso de novos leitos.

De acordo com a última atualização feita pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do painel, a ocupação dos leitos está próxima dos 80%.

Deputado Pazolini pede a volta dos cobradores no Transcol em projeto: “Governo quer acabar com os cargos”

O Deputado Estadual Delegado Lorenzo Pazolini apresentou um Projeto de Decreto Legislativo (PDL nº45/2020) que torna sem efeito em sua integralidade a Portaria nº 020-S, de 13 de maio de 2020, publicada pela Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi). Se aprovada tal proposição do parlamentar o retorno será imediato dos cobradores, bem como a possibilidade de pagamento da passagem em dinheiro.

A finalidade da suspensão dos contratos de trabalhos dos cobradores não foi atingida, de acordo com o parlamentar, razão pela qual o ato deveria ser sanado para que não gere prejuízo ao interesse público, cuja ferramenta adequada no momento é a sua anulação.

“Não é de hoje que o Governo do Estado quer acabar com os cargos de cobradores do sistema do transporte público do Estado, por razões que ainda não são claras à população. Agora, em meio à maior crise sanitária do mundo, tenta concretizar essa atitude, que é o oposto da busca do interesse público”, justifica. 

O deputado acrescentou que “além de afastar os profissionais, foi proibido o pagamento das passagens em moeda corrente, permitindo apenas o uso do cartão, que é expedido e vendido exclusivamente pela empresa prestadora do serviço”.

Curva da Jurema recebe obras de extensão da faixa de areia

Enquanto as pessoas ficam em casa (deveriam), a prefeitura de Vitória realiza obras de extensão da faixa de areia na Praia da Curva da Jurema. O prefeito Luciano Rezende publicou um vídeo junto ao secretário de Meio Ambiente, Ademir Barbosa, para explicar o que está sendo feito no local. A praia será alargada em até 40 metros de areia e não terá mais erosão.

Prefeito encaminha projeto para reduzir o próprio salário durante calamidade pública

Prefeito Audifax Barcelos. Foto: Divulgação

O prefeito da Serra, Audifax Barcelos, encaminhou para a Câmara projeto que reduz o próprio salário e também da vice-prefeita, Marcia Lamas, e também dos secretários municipais durante a situação de calamidade pública, por conta da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com o documento, o corte é de 30% para prefeito e vice. De 10% para secretários e o presidente o Instituto de Previdência da Serra (IPS). Em entrevista concedida ao Jornal A Tribuna, o prefeito afirmou que com os valores economizados irá comprar equipamentos de proteção aos profissionais de saúde, mais leitos e medicamentos.

Primeira-dama do ES recebe alta hospital após pequeno AVC

a noite deste sábado (16), a primeira-dama do Espírito Santo, Maria Virgínia Moça Casagrande, teve alta hospitalar. Ela foi internada após ter sofrido, ontem (15), um pequeno acidente vascular cerebral (AVC). A boa nova foi anunciada pelo seu marido, o governador do Estado, Renato Casagrande, em publicação no Twitter.

“Estamos muito felizes e gratos pelas mensagens de carinho e as orações de cada um, além do trabalho e o empenho dos profissionais que cuidaram dela. É muito precioso o carinho e a solidariedade neste momento. Seguiremos para casa para passar nosso domingo como sempre fazemos: em família. Nosso muito obrigado”, publicou o governador.

“Enfrentamento à vida”, diz Casagrande em live com governadores sobre atuação de Bolsonaro 

Foto: Reprodução

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, foi um dos debatedores do evento realizado pelo Observatório da Democracia na tarde deste sábado (16), por meio de videoconferência. O debate abordou o enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), a crise econômica e o pacto federativo. Também participaram os governadores Rui Costa (Bahia), Flavio Dino (Maranhão) e Hélder Barbalho (Pará).

Na fala de abertura do encontro virtual, Casagrande destacou o atual momento do Espírito Santo e a falta de uma coordenação nacional no combate à pandemia:“Analisando como os líderes do mundo estão enfrentando essa pandemia. Vemos que os Estados Unidos têm um presidente que segue a mesma linha do atual presidente do Brasil e os dois países vêm sofrendo com um elevado número de mortos”, comparou.

O governador capixaba prosseguiu: “Não temos uma coordenação nacional e isso dificulta muito. A saída do ministro [Nelson Teich, da Saúde], com menos de um mês no cargo, mostra isso claramente. Se não bastasse os problemas que enfrentamos, ainda existe o enfrentamento do presidente em todos os assuntos, em especial com os governadores. Jamais imaginei que ele faria um enfrentamento à vida”, disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui